Atualidades

Atualidades

44 anos na luta pelos direitos das pessoas com deficiência

        A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Porto União foi fundada no dia 17 de junho de 1972, com o objetivo de oportunizar e desenvolver as potencialidades individuais e de interação social das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

           A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Porto União - APAE é uma entidade privada, sem fins lucrativos, cujo seu Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas atua nos âmbitos da educação, saúde e assistência social. Sua missão é promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção e orientação, apoio à família, inclusão, direcionadas a qualidade de vida da pessoa com deficiência, oferecendo atendimento especializado, buscando assim a construção de uma sociedade justa e solidária.

            Mantida pela APAE de Porto União, a Instituição Especializada em Educação Especial Antonieta Nogueira Soares atua visando o desenvolvimento dos aspectos cognitivo, motor, emocional e social com o objetivo de oportunizar e desenvolver as potencialidades individuais e de interação social das pessoas com deficiência intelectual e múltipla em suas diversas idades e níveis de comprometimento, trabalhando: Estimulação Essencial, Atividades Laborativas Ocupacionais, Serviço Pedagógico Específico, além de participarem de atividades como: Artes, Informática, Educação Física, Natação, Yoga, Dança e Música.

            Atualmente a APAE atende 112 alunos, sendo que 96 são matriculados na I.E.E.E. e os 16 são pacientes oriundos do município que possuem atendimentos de habilitação e reabilitação. Esta demanda é proveniente dos municípios de Porto União, União da Vitória, Matos Costa e dos Distritos de São Miguel da Serra e Santa Cruz do Timbó. Além de atendimentos de apoio e orientações a comunidade.

       Para atender toda esta demanda a APAE conta com uma equipe direcionada a cada área, sendo: uma médica neurologista, um médico psiquiatra, uma dentista, uma assistente social, uma terapeuta ocupacional, uma psicóloga, duas fisioterapeutas, uma fonoaudióloga, duas profissionais na área administrativa, uma diretora, uma secretária pedagógica, uma orientadora pedagógica, vinte e dois professores, uma relações públicas, duas operadoras de telemarketing, um mensageiro, dois motoristas, dois atendentes, dois auxiliares de limpeza, duas auxiliares de cozinha e uma cozinheira. Totalizando 49 funcionários, deste total, 26 contratados pela própria APAE em regime CLT e os 23 professores são cedidos pela Fundação Catarinense de Educação Especial.

        A APAE possui em sua estrutura um Central de Doações responsável pela captação de recursos para a instituição e uma Diretoria Executiva Voluntária a qual gerencia e mantém a instituição de acorso com os recursos disponíveis.

      

Projeto "Empresa Amiga da APAE". Seja uma Empresa Socialmente Responsável você também!