Deficiência Intelectual Moderada

Deficiência Intelectual Moderada

       As pessoas com Deficiência Intelectual em grau moderado podem se beneficiar dos programas de treinamento para a aquisição de habilidades. Elas chegam a falar e aprendem a comunicar-se adequadamente, ainda que seja difícil expressarem-se com palavras formulações verbais corretas. Normalmente o vocabulário é limitado mas, em determinadas ocasiões, principalmente quando o ambiente for suficientemente acolhedor, estimulador e carinhoso, conseguem ampliar sua habilidade de expressão até condições realmente surpreendentes. A estrutura da linguagem falada é muito semelhante à estrutura de crianças normais mais jovens. A evolução do desenvolvimento psicomotor é variável, dependendo também da estimulação precoce, mas, de modo geral, costuma estar alterado.

        As dificuldades sociais são importantes na Deficiência Intelectual moderada, mas, dentro de um grupo social estruturado os pacientes podem desenvolver-se com certa autonomia. Muito embora eles necessitem sempre de supervisão social adequada, é importante a noção de que se beneficiam bastante com o treinamento e se desenvolvem com bastante habilidade em situações e lugares familiares.

        Em condições ambientais favoráveis e mediante treinamento prévio, os portadores de Deficiência Intelectual moderada podem conseguir trabalhos semiqualificados ou não qualificados.

Projeto "Empresa Amiga da APAE". Seja uma Empresa Socialmente Responsável você também!