PAP – Programa Apaeano de Prevenção

PAP – Programa Apaeano de Prevenção

        A existência de políticas sociais básicas e a conscientização da sociedade para a responsabilidade de prevenir podem fazer com que 70% a 80% dos casos de deficiência possam ser evitados. Para isso, bastam algumas medidas e cuidados básicos antes e durante a gravidez, na hora do parto e após o nascimento, acompanhando o desenvolvimento da criança.  

        Prevenir é uma necessidade que pressupõe conhecimento de causas e situações de risco capazes de gerar deficiência. Assim, difundir informações e investir em ações de saúde, educação, alimentação, habitação, trabalho e lazer são princípios básicos de cidadania, que podem diminuir os índices de pessoas com deficiência.   

        O programa Apaeano de Prevenção – PAP desenvolve um conjunto de projetos que fortalecem as ações de prevenção já praticadas pelas APAEs e co-irmãs, órgãos públicos e outras organizações, associando-se a novas propostas de atuação em nível nacional.

        Quanto mais cedo for detectada a deficiência, maior será a possibilidade de reabilitação. Fique atento!

        As deficiências atingem todas as camadas sociais, sendo responsabilidade de todos a socialização de conhecimentos e a promoção de ações preventivas junto a todos os segmentos da comunidade.

Projeto "Empresa Amiga da APAE". Seja uma Empresa Socialmente Responsável você também!