Programa Prevenir

Programa Prevenir

Lançado pela Federação das APAEs de Santa Catarina o Projeto tem como objetivo implantar ou implementar o programa de prevenção de deficiência em todos os  municípios catarinense. A APAE acredita que esta ação educativa é uma estratégia simples, de menor custo, que pode ser aplicada à nossa realidade, através de informação e orientação ou campanhas, conscientizando a sociedade  sobre as necessidades dos cuidados prioritários com a própria saúde e da população em geral, diminuindo e evitando deficiências decorrentes na sua grande maioria, pela falta de informação.

            Na APAE de Porto União o projeto está sendo realizado pela Equipe da Área da Saúde (fonoaudiólogas, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, psicóloga e assistente social) e Equipe Pedagógica da instituição.

            As frentes de atuação são:

 1) Prevenção primária: não permitir a ocorrência de deficiências;

 2) Prevenção secundária: uma vez instalada a deficiência, iniciar o processo de reabilitação o mais rapidamente possível, a fim de minimizar complicações e criar situações de melhora;

 3) Prevenção terciária: proporcionar atendimento digno, decente e adequado às pessoas com deficiência.

            A organização de palestras, seminários, mesas redondas e panfletagens de conscientização são algumas atividades que estão sendo desenvolvidas pela equipe.

Tratar é importante, mas Prevenir é Vital!

Projeto "Empresa Amiga da APAE". Seja uma Empresa Socialmente Responsável você também!