APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Porto União

Acesso ao site VLibras - Atalho nº 4 Acessibilidade

APAE de Porto União

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE é uma entidade civil, filantrópica, de caráter cultural, assistencial e educacional, sem fins lucrativos. Ela possui autonomia administrativa e jurídica perante a administração pública e as entidades privadas.

A APAE de Porto União atende diariamente e de forma gratuita pessoas com deficiência intelectual e múltipla de todas as idades há 50 anos. O trabalho desenvolvido pela instituição preza pela qualidade.

Os serviços ofertados são de atividades em sala de aula, realizadas pelos professores, aulas de informática, artes e educação física e os atendimentos nas áreas de: odontologia, neurologia, serviço social, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapeuta ocupacional, neuro psicopedagogia e nutrição. O atendimento realizado na APAE de Porto União é único no município que beneficia a pessoa com deficiência e suas famílias.

Nossa história

No dia 17 de junho de 1972, um grupo de pessoas da comunidade de Porto União reuniu-se na sede do Centro Regional de Orientação Pedagógica (CROP), pela primeira vez, com o intuito de fundar a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), nesta cidade. Nesse primeiro encontro, formou-se uma equipe que ficou encarregada de elaborar os estatutos e indicar as pessoas que iriam compor a chapa da primeira diretoria.

Quatro meses após essa reunião, toma posse a primeira diretoria, tendo como presidente Ari Kruger dos Passos. No dia 21 de junho de 1972, foi inaugurado o Centro de Recuperação Antonieta Nogueira Soares (CRANS). Na inauguração, o presidente Ari Kruger dos Passos salientou o espírito humanitário do casal Dr. Lauro Müller Soares, justificando a escolha da senhora Antonieta Nogueira Soares para patronesse da instituição.

Em março de 1973, iniciaram-se as aulas, num prédio do Colégio São José que estava alugado para a Prefeitura de Porto União, e esta cedeu as dependências para o funcionamento da Escola Especial Antonieta Nogueira Soares, hoje, Instituição Especializada em Educação Especial Antonieta Nogueira Soares (IEEE). Hoje, a APAE funciona com sede própria, na avenida João Pessoa, 619, centro de Porto União. Essa foi adquirida em 11 de julho de 1975, pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais por meio de verba concedida pelo Governo do Estado de Santa Catarina. A APAE é uma entidade civil e filantrópica, sem fins lucrativos, de abrangência municipal, a qual mantém a Instituição Especializada em Educação Especial Antonieta Nogueira Soares, o seu serviço destina-se à reabilitação, assistência e integração da pessoa com deficiência na sociedade, procurando oferecer oportunidades de trabalho para que este supere, na medida do possível, suas dificuldades. A APAE busca por meio de recursos existentes e disponíveis, o desenvolvimento intelectual, social, e físico dos seus alunos.

 

Antonieta Nogueira Soares

Nasceu na cidade de Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais (MG), em 13 de junho de 1912. Casou-se com o médico Lauro Muller Soares em 1935. Vieram de Belo Horizonte, para fixar residência em Porto União e União da Vitória. Ele, médico fundador do Hospital de Caridade São Braz, pessoa abnegada e dedicada ao atendimento dos doentes fosse eles de família abastadas ou até mesmo dos mais pobres e humildes. Ela, esposa dedicada, compreensiva, meiga e caridosa. Doou o primeiro enxoval para o Hospital São Braz.


O casal teve três filhos: Lauro Antonio Nogueira Soares, Caio Márcio Nogueira Soares e Luiz Roberto Nogueira Soares, que foram criados em nossas cidades, sempre sob o olhar cuidadoso e dedicado dos pais, principalmente da mãe, que escolheu dedicar sua vida à família.

Antonieta faleceu em 30 de outubro de 1975, vítima de uma parada cardíaca na cidade de Porto União e está sepultada em Curitiba (PR).


Foi indicada como Patronesse da APAE de Porto União, por seu espírito altruísta, doar o que era necessário para o conforto e bem estar do próximo sem esperar receber nada em troca. Amigos da família sugeriram essa singela homenagem para que, essa pessoa maravilhosa não ficasse esquecida no tempo. Justa e merecida homenagem.

Visão e valores

Nossa missão

A missão da APAE é promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção e orientação, prestação de serviços educacionais e apoio à família.

Nossa visão

Manter-se como instituição de referência no atendimento ao Deficiente Intelectual e/ou Múltiplo nas áreas de Assistência Social, Educação e Saúde.

Seja voluntário

Seja um voluntário da APAE de Porto União

Você sabia que as doações à APAE podem ser feitas de diversas maneiras? Sim! E sua ajuda irá fazer grande diferença na vida de diversas pessoas.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, manter as configurações de acessibilidade, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao prosseguir você concorda com nossos termos de uso.